quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Menino de Engenho
Olá seres terrestres, tá todo mundo bem?? Gentem, serious, não consigo terminar de revisar meu livro... Desse jeito irei ficar careca, to preocupada!!!
Bem, e como a vida segue, vamos lá... Foco no post, foco no post!!
E como você já leu ali em cima, o post de hoje é sobre o livro: Menino de Engenho, de José Lins do Rego. Hehê, engraçado o sobrenome dele... Foco no post bicha, foco no post!
E para começar a gente já inicia o livro com uma tragédia - conto ou não conto?- lógico que não irei contar... Aí o personagem principal, o garoto Carlinhos, saí da cidade grande para ir morar com o avô e os parentes no engenho. Ele vai narrando a nova vida dele junto com os primos, as aventuras, as descobertas... E a parte mais chocante do livro, para mim, é quando ele narra a vida dos empregados do avô, os escravos, que mesmo libertos, ainda eram explorados, mal pagos e viviam nas mesmas condições de miséria. Tem uma parte no livro que ele conta a rotina deles, a miséria em que nascem, crescem, vivem e morrem, um ciclo que passa de pai para filho. E pensar que isso ainda acontece hoje em dia...
Ler Menino de Engenho vai te fazer relembrar a própria infância, aquela época em que tudo era lindo e possível, que tínhamos nossos heróis e eles eram invencíveis, assim como as histórias da velha Totônia, uma das personagens do livro que adorava contar suas histórias.
Esse livro é um dos grandes clássicos da Literatura Brasileira e um dos mais importantes da obra de José Lins do Rego. Recomendo!
Miss Queen
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário