domingo, 21 de abril de 2013

Complexo de Peter Pan


Olá pessoas, como estão? Espero que bem porque aqui o negócio não tá muito bom não... Sabe quando bate aquela depre e pra piorar você- por teimosia- insiste em ler o jornal e acaba ficando pior do que estava...Enfim, vamos para o próximo post do blog, acho que deu pra perceber que sou meio ligada nessas 'coisas' de psicologia e sempre leio algo do tipo, pois bem, o post de hoje é sobre o livro Complexo de Peter Pan -  do Dan Kiley. Ler esse livro me fez olhar a história do Peter com outros olhos e pra falar bem a verdade, chega a dar medo, o Peter é um menino sombrio, sei lá, o fato de não querer crescer e o seu medo em relacionar-se com as mulheres... Se você se interessa pelo assunto, não leia nada na internet, vá ler o livro, é a melhor opção, depois você pode dar uma pesquisada. O mais chocante é que conforme lia o livro me passava varias coisas na cabeça, do tipo: 'Conheço alguém assim, talvez fulano possa ter esse complexo porque ele não pode ser um completo idiota por natureza'. No livro ele cita várias histórias de vítimas desse complexo e o que passa pela cabeça é: Posso estar convivendo com alguém assim, ou conheço alguém assim!!!
Como quase todas as síndromes - isso porque já li algumas delas- o início se dá na infância e adivinha quem é que colabora pro caldo entornar??? Sim, isso mesmo que você pensou, os pais!!! Se você for um, já pode se jogar da ponte mais próxima... O pior é que a maioria das situações são causadas sem querer, é uma frase que a mãe ou o pai fala perto da criança: 'Seu pai nunca tem tempo pra gente'. 'Não irrite o seu pai'. 'Deixe sua mãe em paz, fazendo isso você estará magoando ela'... São frases desse tipo que causam uma salada mista na cabeça da criança e ela acaba entrando no mundo do faz de conta. E isso me fez ter certeza de uma coisa, aconteça o que acontecer,NUNCA brigue com o seu esposo (a) perto do seu filho, ele não vai entender nada, pelo contrario, só ficará confuso e muito provavelmente achará que é o grande culpado por vocês estarem brigando. Quantas vezes eu presenciei meus pais brigando e achei que era a culpada ou tomei a responsabilidade, do tipo: 'Tenho que fazer com que meus pais parem de brigar'. É muita crueldade com uma criança...Sabe aquele seu primo, vizinho, namorado, amante, enfim, alguém que você conheça e que vive fugindo das responsabilidades da vida, então, ele pode ser vítima dessa síndrome e por mais que, as vezes, dê uma vontade de dar uma voadora na cara dele, a pessoa também sofre, e muito, pois as vítimas são solitarias e carentes...Talvez aquele seu amigo que adora ser o centro das atenções sofra desse male, mas é claro que você terá que ler o livro antes pra ter certeza e o mais importante, procurar um profissional para que ele confirme o problema ou não.Muita gente acredita que o Michael Jackson tenha tido essa síndrome e no livro da pra comparar umas coincidências entre ele e as vítimas, mas olhando pra vida que ele teve quando era pequeno, dá pra entender o motivo dele querer ser uma criança pra sempre. Mas não estou pra julgar ninguém, o mundo se encarregou disso.
Uma vítima dessa síndrome precisa de ajuda profissional, pois quanto mais grave ela se tornar, mais destruição fará na vida da pessoa e de quem ela ama. A pessoa vive uma realidade que não existe, ela distorce as coisas porque no mundo em que vive, sempre será a vítima da situação. Tudo gira em torno dela, ela sempre estará em primeiro lugar. Não pense duas vezes em dar responsabilidades ao seu filho e fazer com que responda por seus atos, isso é educar.

Todo mundo tem problemas e, as vezes, é mais fácil fugir da realidade e procurar refúgio no nosso mundo particular, a nossa mente, onde tudo é possível e pode acontecer, mas retornar da Terra do Nunca é necessário para que possamos sobreviver.







Miss Queen

Sem comentários:

Enviar um comentário