quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Hora da Estrela



É com imenso prazer que hoje, dia 14 de Fevereiro de 2013, venho por meio desse blog, postar sobre uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos. A Hora da Estrela, foi por meio desse livro que nos tornamos conhecidas. Há tempos gostaria de ler um livro da Clarice e descobrir por que ela foi sempre tão adorada. E acabei descobrindo com meus próprios olhos, meus sentimentos. O livro é curto, tem apenas 87 páginas, mas é o suficiente para deixar marcas. A história gira em torno da Macabéa, uma nordestina que depois de perder a tia resolve ir para o Rio de Janeiro. Clarice usa o pseudônimo de um tal Rodrigo S.M. para contar a triste história da nordestina. Macabéa leva uma vida miseravel, vazia e não se pergunta pelo porquê das coisas, ela apenas vive, respira. Mora num quarto alugado que divide com mais garotas, quase não se lava e trabalha como datilógrafa. Sua vida se resume a dormir, trabalhar, comer e ouvir a Rádio Relógio. Seu unico contato com o mundo é por meio de Olímpico, um jovem também nordestino que no fundo é um solitario. Os dois não tem um namoro que possa ser considerado normal e ele está sempre criticando o jeito 'avoado' dela de ser. E é assim que ela passa a maior parte de sua vida sem indagações, sem pensamentos, apenas vivendo o que a vida tinha a lhe oferecer. O maior tesouro desse livro são as reflexões sobre a vida, sobre coisas simples, não sei explicar, mas li esse livro em poucos dias. Esse livro é profundo, te faz refletir sobre a sua vida e sobre o que você está fazendo com ela. Pelo menos foi isso que pensei, pensei em mim, na minha vida, em quem eu era e em quem quero me tornar. A nossa vida não é nada e somos um grão de areia nessa imensa praia chamada universo. O final do livro também é surpreendente, a Macabéa quase tem um final feliz...









Miss Queen

Sem comentários:

Enviar um comentário